Search
Entrar

Get Adobe Flash player Install latest flash player if you can't see this gallery, or click here to see the html version.

Agenda Cultural » Festivais Culturais da Madeira
Festivais Culturais da Madeira  Festivais Culturais da Madeira

 

   A Secretaria Regional da Cultura, Turismo e Transportes, através da Direção Regional dos Assuntos Culturais, numa perspetiva de mudança de paradigma da intervenção cultural, ao nível regional, nacional e europeu, apresentou um projeto-marca, com o objetivo de valorizar e promover a oferta cultural na Madeira, através da realização de festivais com carácter regular, passíveis de integrarem a agenda cultural da Região, e proporcionar uma dinamização do potencial turístico-cultural local noutros segmentos de mercado, nacional e internacional.  Nesse sentido, em 2009 foi lançada candidatura ao Intervir +, tendo no ano seguinte arrancado as diferentes etapas do projeto, e ainda, a criação da marca Festivais Culturais da Madeira (FCM).

   No final do ano de 2013, e visando dar continuidade ao projeto-marca, foi submetido pedido de prorrogação da candidatura para os anos de 2014/15. Assim, tem sido possível manter-se no terreno os quatro grandes eventos culturais anuais que se realizam na Região: Encontro Regional de Bandas Filarmónicas da RAM, Festival de Música da Madeira, Festival Raízes do Atlântico, e Festival de Órgão da Madeira. 

   A marca “FCM” é uma marca registada, como imagem cultural da RAM, devidamente divulgada em todos estes festivais e através de diferentes parcerias, nomeadamente com a Direção Regional de Turismo (DRT), participando também em diversas feiras nacionais e internacionais promovidas anualmente no setor turístico. Tem ainda, vindo a revelar-se fundamental para a promoção turística da Madeira como destino, para o intercâmbio de experiências culturais de artistas regionais com artistas estrangeiros, e ainda, pelo facto do projeto colocar a Madeira na rota da programação cultural europeia, através de parcerias com entidades externas na promoção destes Eventos.

   A promoção da cultura no seio da população madeirense, e junto das correntes turísticas que nos visitam, enriquece a atividade artística, consolida e fortalece também a tendência dos últimos anos, com a crescente afluência da população local aos concertos, bailados, concertos comentados, tertúlias, e outros eventos, que decorrem no âmbito e período de cada um dos festivais.

 

 

 

 

<novembro>
domsegterquaquisexsáb
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930
 
Destaques

Get Adobe Flash player Install latest flash player if you can't see this gallery, or click here to see the html version.

Notícias

 

 
 
Secretaria Regional do Turismo e Cultura / Direção Regional da Cultura