Search
Entrar

Get Adobe Flash player Install latest flash player if you can't see this gallery, or click here to see the html version.

Arquivos » Arquivo Regional da Madeira
Arquivo Regional da Madeira   Arquivo Regional da Madeira
Informação Útil
Diretora:
Fátima Barros

Tutela:
Direção Regional da Cultura

Morada:
Caminho dos Álamos, n.º 35
9020-064 Funchal
Telefone:
(351) 291 708 400/409
Fax:
(351) 291 708 402
E-mail:
WebSite:
[ARMDigital_caption]
[ARMDigital]
Siga-nos no facebook:

Horário de verão:
SERVIÇO DE CERTIDÕES 1 de agosto a 14 de setembro - Dias úteis, entre as 9h30m e as 17h00m. SALA DE LEITURA DO ARQUIVO E RESERVADOS 1 de agosto a 14 de setembro -Dias úteis, entre as 9h30m e as 18h20m; Sábados, sala encerrada de 01 a 30 de agosto; aberta de 1 a 14 de setembro, entre as 9h30m e as 15h20m. SALA DE LEITURA GERAL (BIBLIOTECA) E SALA INFANTOJUVENIL 1 de agosto a 14 de setembro Segunda, exceto feriados, entre as 14h00m e as 18h20m; Terça-feira a sexta-feira, exceto feriados, entre as 09h30m e as 18h20m; Sábados, exceto feriados, entre as 9h30m e as 15h20m. SALA DE LEITURA ESPECIAL Encerrada no mês de agosto.


Transportes Públicos Urbanos:
Autocarros: 14 e 46.
Requisição do Auditório:
 
A cedência e utilização do auditório está sujeita ao pagamento da taxa nos termos da Portaria n.º 131/2012, de 25 de Outubro:(pdf) e mediante o preenchimento do formulário de requerimento de cedência e utilização de espaços: (word) 

Após preenchido, o requerimento deverá ser remetido por correio eletrónico para: arm@arquivo-madeira.org ou, em formato papel, no Arquivo Regional da Madeira, sito ao Caminho dos Álamos, n.º 35, 9020-064 Funchal.

 

O Arquivo Regional é o órgão de gestão dos arquivos da Região competindo-lhe a coordenação da política arquivística regional. Tem ainda obrigação de recolher arquivos provenientes de instituições públicas e privadas e garantir o acesso do público a esses documentos. Os arquivistas identificam, classificam os documentos e elaboram os instrumentos descritivos que permitem explorar os fundos e coleções.
Empenhado em dar a conhecer a sua missão, as suas funções e o seu espólio por meio da edição de fontes, da realização de exposições, mostras e palestras, e ainda de ações educativas, o Arquivo Regional contribui para divulgar o passado e as tradições cujos sinais são visíveis nos monumentos e nos museus da Região.

Recolher
A importância desta função é hoje muito óbvia, pois trata-se de garantir a integridade de boa parte das fontes para a história contemporânea do nosso arquipélago, nomeadamente, das fontes para a história do Regime Autonómico.
A lei estabelece a documentação a recolher, obrigatoriamente, pelo Arquivo Regional.

Conservar
O Arquivo Regional dispõe de técnicos habilitados e de equipamento moderno para aplicar medidas de conservação preventiva, de transferência de suporte de documentos preciosos ou frágeis, de encadernação e restauro dos documentos degradados. Nesta área, a prioridade atual é a elaboração do Plano de Conservação e do Plano de Segurança.

Comunicar e valorizar
O Arquivo Regional tem como principal tarefa garantir o acesso do público aos documentos que conserva. Os arquivistas identificam, classificam os documentos e elaboram os instrumentos descritivos que permitem explorar os fundos e coleções. Empenhado em dar a conhecer a sua missão, as suas funções e o seu espólio por meio da edição de fontes, da realização de exposições, mostras e palestras, e ainda de ações educativas, o Arquivo Regional contribui para divulgar o passado e as tradições cujos sinais são visíveis nos monumentos e nos museus da Região.

Promover a política arquivística regional
A instauração de um Sistema Regional de Arquivos de que o Arquivo Regional é a cabeça é uma consequência natural, não só previsível como desejável, do desenvolvimento do processo autonómico. Assumindo o seu papel de órgão de gestão dos arquivos da Região, o Arquivo Regional definiu objetivos e tomou medidas estratégicas que determinam as intervenções que realiza.

Aluguer do auditório
Serviço onerado.

Consultoria
Apoio técnico a serviços da administração pública regional.
Apoio técnico a privados detentores de documentação de valor histórico e cultural reconhecido.

Emissão de certidões
Serviço onerado. Pode fazer o seu pedido também por carta ou e-mail.

Leitura pública
Sala de leitura de microfilmes com capacidade para cinco pessoas.
Sala de leitura com capacidade para quarenta pessoas e oito postos de computador.
Os técnicos de serviço a estas salas acolhem os utentes, certificam-se de que estes tomam conhecimento das regras de consulta e as respeitam, forneçam a leitura ou reproduções solicitadas e ensinam a utilizar o equipamento disponibilizado (computadores, leitores de microfilme ou CD-ROM).

Pesquisas
Após um período inicial de trinta minutos são oneradas as pesquisas efetuadas para efeitos quer de emissão de certidões, quer de apoio aos investigadores.

Referência/ Informação documental
Acesso livre à Internet, permitindo o uso de computadores portáteis.
Consulta on-line de instrumentos de pesquisa e bases de dados do Arquivo Regional, bem como do Diário da República (I Série desde 1962 e II Série desde 2000) e ainda o Jornal Oficial da Região Autónoma da Madeira (I e II Séries).

Reprodução de documentos
É uma facilidade concedida pelo Arquivo Regional, não um direito. Executam-se cópias dos documentos em papel, em microfilme e suporte digital. Efectuam-se duplicações, revelações e controlo de qualidade dos microfilmes. Serviço onerado.

Serviço educativo
Atividades educativas desenvolvidas em articulação com os eventos culturais promovidos e com os trabalhos desenvolvidos pelo Arquivo Regional.

Preservação Conservação e Restauro
Serviços de encadernação e restauro, tratamentos de conservação (ainda não estão disponíveis ao público). Tratamentos de desinfestação de documentos (ainda não estão disponíveis ao público).

Transcrições paleográficas
Serviço onerado.

Destaques

Get Adobe Flash player Install latest flash player if you can't see this gallery, or click here to see the html version.

Notícias

Conteúdos: DRC - Arquivo Regional da Madeira

 
 
Secretaria Regional da Economia,Turismo e Cultura / Direção Regional da Cultura