Search
Entrar

Get Adobe Flash player Install latest flash player if you can't see this gallery, or click here to see the html version.

Arquivos » Arquivo Regional da Madeira
Arquivo Regional da Madeira   Arquivo Regional da Madeira
Informação Útil
Diretora:
Fátima Barros

Tutela:
Direção Regional da Cultura

Morada:
Caminho dos Álamos, n.º 35
9020-064 Funchal
Telefone:
(351) 291 708 400/409
Fax:
(351) 291 708 402
E-mail:
WebSite:
[ARMDigital_caption]
[ARMDigital]
Siga-nos no facebook:

Horário de verão:
SERVIÇO DE CERTIDÕES 1 de agosto a 14 de setembro - Dias úteis, entre as 9h30m e as 17h00m. SALA DE LEITURA DO ARQUIVO E RESERVADOS 1 de agosto a 14 de setembro -Dias úteis, entre as 9h30m e as 18h20m; Sábados, sala encerrada de 01 a 30 de agosto; aberta de 1 a 14 de setembro, entre as 9h30m e as 15h20m. SALA DE LEITURA GERAL (BIBLIOTECA) E SALA INFANTOJUVENIL 1 de agosto a 14 de setembro Segunda, exceto feriados, entre as 14h00m e as 18h20m; Terça-feira a sexta-feira, exceto feriados, entre as 09h30m e as 18h20m; Sábados, exceto feriados, entre as 9h30m e as 15h20m. SALA DE LEITURA ESPECIAL Encerrada no mês de agosto.


Transportes Públicos Urbanos:
Autocarros: 14 e 46.
Requisição do Auditório:
 
A cedência e utilização do auditório está sujeita ao pagamento da taxa nos termos da Portaria n.º 131/2012, de 25 de Outubro:(pdf) e mediante o preenchimento do formulário de requerimento de cedência e utilização de espaços: (word

Após preenchido, o requerimento deverá ser remetido por correio eletrónico para: arm@arquivo-madeira.org ou, em formato papel, no Arquivo Regional da Madeira, sito ao Caminho dos Álamos, n.º 35, 9020-064 Funchal.

 

O Arquivo Regional é o órgão de gestão dos arquivos da Região competindo-lhe a coordenação da política arquivística regional. Tem ainda obrigação de recolher arquivos provenientes de instituições públicas e privadas e garantir o acesso do público a esses documentos. Os arquivistas identificam, classificam os documentos e elaboram os instrumentos descritivos que permitem explorar os fundos e coleções.
Empenhado em dar a conhecer a sua missão, as suas funções e o seu espólio por meio da edição de fontes, da realização de exposições, mostras e palestras, e ainda de ações educativas, o Arquivo Regional contribui para divulgar o passado e as tradições cujos sinais são visíveis nos monumentos e nos museus da Região.

Recolher
A importância desta função é hoje muito óbvia, pois trata-se de garantir a integridade de boa parte das fontes para a história contemporânea do nosso arquipélago, nomeadamente, das fontes para a história do Regime Autonómico.
A lei estabelece a documentação a recolher, obrigatoriamente, pelo Arquivo Regional.

Conservar
O Arquivo Regional dispõe de técnicos habilitados e de equipamento moderno para aplicar medidas de conservação preventiva, de transferência de suporte de documentos preciosos ou frágeis, de encadernação e restauro dos documentos degradados. Nesta área, a prioridade atual é a elaboração do Plano de Conservação e do Plano de Segurança.

Comunicar e valorizar
O Arquivo Regional tem como principal tarefa garantir o acesso do público aos documentos que conserva. Os arquivistas identificam, classificam os documentos e elaboram os instrumentos descritivos que permitem explorar os fundos e coleções. Empenhado em dar a conhecer a sua missão, as suas funções e o seu espólio por meio da edição de fontes, da realização de exposições, mostras e palestras, e ainda de ações educativas, o Arquivo Regional contribui para divulgar o passado e as tradições cujos sinais são visíveis nos monumentos e nos museus da Região.

Promover a política arquivística regional
A instauração de um Sistema Regional de Arquivos de que o Arquivo Regional é a cabeça é uma consequência natural, não só previsível como desejável, do desenvolvimento do processo autonómico. Assumindo o seu papel de órgão de gestão dos arquivos da Região, o Arquivo Regional definiu objetivos e tomou medidas estratégicas que determinam as intervenções que realiza.

Aluguer do auditório
Serviço onerado.

Consultoria
Apoio técnico a serviços da administração pública regional.
Apoio técnico a privados detentores de documentação de valor histórico e cultural reconhecido.

Emissão de certidões
Serviço onerado. Pode fazer o seu pedido também por carta ou e-mail.

Leitura pública
Sala de leitura de microfilmes com capacidade para cinco pessoas.
Sala de leitura com capacidade para quarenta pessoas e oito postos de computador.
Os técnicos de serviço a estas salas acolhem os utentes, certificam-se de que estes tomam conhecimento das regras de consulta e as respeitam, forneçam a leitura ou reproduções solicitadas e ensinam a utilizar o equipamento disponibilizado (computadores, leitores de microfilme ou CD-ROM).

Pesquisas
Após um período inicial de trinta minutos são oneradas as pesquisas efetuadas para efeitos quer de emissão de certidões, quer de apoio aos investigadores.

Referência/ Informação documental
Acesso livre à Internet, permitindo o uso de computadores portáteis.
Consulta on-line de instrumentos de pesquisa e bases de dados do Arquivo Regional, bem como do Diário da República (I Série desde 1962 e II Série desde 2000) e ainda o Jornal Oficial da Região Autónoma da Madeira (I e II Séries).

Reprodução de documentos
É uma facilidade concedida pelo Arquivo Regional, não um direito. Executam-se cópias dos documentos em papel, em microfilme e suporte digital. Efectuam-se duplicações, revelações e controlo de qualidade dos microfilmes. Serviço onerado.

Serviço educativo
Atividades educativas desenvolvidas em articulação com os eventos culturais promovidos e com os trabalhos desenvolvidos pelo Arquivo Regional.

Preservação Conservação e Restauro
Serviços de encadernação e restauro, tratamentos de conservação (ainda não estão disponíveis ao público). Tratamentos de desinfestação de documentos (ainda não estão disponíveis ao público).

Transcrições paleográficas
Serviço onerado.

<agosto>
domsegterquaquisexsáb
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031
 
Destaques

Get Adobe Flash player Install latest flash player if you can't see this gallery, or click here to see the html version.

Notícias

Conteúdos: DRC - Arquivo Regional da Madeira

 
 
Secretaria Regional do Turismo e Cultura / Direção Regional da Cultura