Search
Entrar

SmoothGallery is not installed on this website, you need to install it manually.

Visit this page to for download link and installation instructions.

Bibliotecas
Bibliotecas  Bibliotecas
Bibliotecas Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira
O Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira (ABM), recentemente instituído através da portaria n.º 50/2016, de 19 de fevereiro resultou da fusão do Arquivo Regional da Madeira e da Biblioteca Pública Regional, organismos que muito dignificaram a nossa Região e cujos percursos históricos remontam, respetivamente, a 1931 e 1979. O acervo documental do ABM reúne um valioso conjunto de documentos que abrange variadíssimas épocas, tipologias e assuntos, em crescimento constante graças, sobretudo, às obrigatórias incorporações de arquivos e à entrada de espécies bibliográficas por via do depósito legal.
Bibliotecas Biblioteca da Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia (DSEAM)
A Biblioteca da Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia (DSEAM) é coordenada pela Divisão de Investigação e Multimédia (DIM), unidade orgânica da DSEAM que tem a missão de contribuir para a melhoria do acervo documental disponível aos professores da RAM e para coordenar projetos de investigação e edição nos domínios da cultura madeirense e da educação artística. A biblioteca tem atualmente mais de vinte mil documentos e integra como cooperante efetivo o catálogo PORBASE, a base nacional de dados bibliográficos que reúne online o catálogo coletivo das bibliotecas portuguesas.
Bibliotecas Biblioteca John dos Passos
O Centro Cultural John Dos Passos pretende homenagear, além do escritor luso–descendente John Dos Passos, toda a emigração. Para além de um Núcleo de Investigação Científica que se propõe a estudar assuntos relacionados com o escritor John Dos Passos e a sua visão sobre os Estados Unidos, este centro tem como principal objetivo desenvolver atividades culturais no âmbito da literatura.
Bibliotecas Biblioteca/Centro de Documentação do Museu Quinta das Cruzes
Biblioteca especializada em artes decorativas, contêm no seu acervo documentação específica sobre escultura, pintura e museologia. A missão desta biblioteca é de apoio ao estudo das coleções do Museu. Tem espaço próprio e está vocacionado para investigadores e colecionadores e o estudo na sua área de museologia.
Bibliotecas Biblioteca/Centro de Documentação do Museu de Arte Contemporânea
A instituição possui uma pequena biblioteca/centro de documentação, serviço aberto ao público interessado, onde se reúnem publicações e edições (jornais, catálogos, livros, postais, recortes, revistas), cujo tema se relaciona com arte contemporânea. Para cada artista representado na coleção do museu foi organizado um “dossier” respetivo.
Bibliotecas Biblioteca Especializada em Património Cultural
A Divisão do Património Cultural da DRAC dinamiza uma biblioteca especializada na área, no sentido de apoiar o trabalho realizado pelos técnicos e disponibilizar informação aos estudantes e profissionais.
Bibliotecas Biblioteca do Centro de Estudos de História do Atlântico
O Centro de Estudos de História do Atlântico (CEHA), criado pelo decreto legislativo regional nº.20/85, de 17 de Setembro, no âmbito da Secretaria Regional do Turismo e Cultura, é uma instituição de investigação científica que tem por objetivo principal coordenar a investigação e promover a divulgação da história das Ilhas Atlânticas.
Bibliotecas Biblioteca da Assembleia Legislativa da Madeira
O atual edifício da Assembleia Legislativa da Madeira foi inaugurado a 4 de Dezembro de 1987, com a presença das mais altas entidades nacionais e regionais. A Biblioteca da Assembleia Legislativa da Madeira está instalada numa sala do 1º andar da antiga alfândega. Encontra-se em projeto de restruturação.
Bibliotecas Biblioteca Municipal do Funchal
A Biblioteca Municipal do Funchal foi fundada a 8 de Dezembro de 1838 por deliberação camarária. Iniciando o seu vasto acervo bibliográfico com a obra "Encyclopedie Méthodique", conta presentemente com 150 000 volumes, aproximadamente. Integra no seu valioso espólio livros, revistas e documentos de grande importância para a bibliografia da Região Autónoma da Madeira. A Biblioteca Municipal do Funchal desempenha um papel importante como a biblioteca de preservação de coleções de documentação, sobretudo útil para os historiadores e investigadores das mais diversas áreas do conhecimento.
Bibliotecas Biblioteca Municipal da Calheta
A área cultural tem sido uma valência constante nas preocupações do executivo municipal que, após a aquisição das bibliotecas da Fundação Calouste Gulbenkian em várias freguesias do concelho, conta com diversos eventos e atividades culturais ligadas à leitura ao longo do ano. Presentemente, o Concelho, conta com mais uma aposta - O Centro das Artes da Casa das Mudas - onde funciona a Biblioteca Municipal da Calheta.
Bibliotecas Biblioteca Municipal da Ponta do Sol
A Biblioteca Municipal da Ponta do Sol é um serviço público, que tem por finalidade facilitar o acesso à cultura, à informação, à educação e ao lazer, contribuindo assim para elevar o nível cultural e a qualidade de vida dos madeirenses. A Biblioteca Municipal, como Centro de Recursos Educativos que é, tem como principais objetivos: Estimular o gosto pela leitura e fomentar a compreensão do Mundo em que vivemos; Criar condições para a fruição da criação literária, científica e artística, proporcionando o desenvolvimento da capacidade crítica do indivíduo; Conservar, valorizar, promover e difundir o património escrito, em especial o respeitante ao fundo local, o qual irá contribuir para o reforço da identidade cultural da região; Difundir documentação e informação útil e atualizada, em diversos suportes, relativa às várias áreas do saber, satisfazendo, assim, as necessidades dos utilizadores e dos diferentes grupos sociais.
Bibliotecas Biblioteca Municipal da Ribeira Brava
"Uma Segunda via determinante para combater a iniquidade nas condições de acesso (...) ao conhecimento por via eletrónica (...) é através das bibliotecas públicas. Para todos aqueles que já estão afastados de ensino, a biblioteca poderá ser uma porta para superar as barreiras de natureza económica(...)." Inaugurado recentemente este edifício era antes conhecido pelo Cinema da Ribeira Brava. Hoje, totalmente remodelado acolhe a Biblioteca Municipal, recheado de obras e documentos, disponível a todos quantos. Contudo, a sensibilidade para as questões da cultura e da literacia dos então representantes autárquicos tornou possível a construção da atual Biblioteca, o único projeto de raiz aprovado na região no âmbito da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, com o apoio da Direção-Geral do Livro e das Bibliotecas, ex-Instituto Português do Livro e das Bibliotecas.
Bibliotecas Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos
A Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos é um espaço cultural e de lazer que investe continuamente na satisfação e no crescimento pessoal do seu público. É nosso objetivo participar ativamente no processo sócio-educativo da comunidade, disponibilizando serviços vários ligados à informação e dinamizando atividades de natureza lúdico-pedagógica. Pretendemos, assim, educar para a cultura e, consequentemente, para a cidadania. Contudo, a sensibilidade para as questões da cultura e da literacia dos então representantes autárquicos tornou possível a construção da atual Biblioteca, o único projeto de raiz aprovado na região no âmbito da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, com o apoio da Direção-Geral do Livro e das Bibliotecas, ex-Instituto Português do Livro e das Bibliotecas.
Bibliotecas Biblioteca Municipal de Machico
No ano de 1964, com o apoio dado pela Fundação Calouste Gulbenkian, a Biblioteca foi instalada nos Paços do Concelho, no salão do 1º andar, e uma munícipe de Machico, D. Carolina da Conceição de Ornelas Afonso, oferece os seus préstimos para assumir o cargo de encarregada da Biblioteca. A 14 de Setembro de 1964 é inaugurada a Biblioteca Municipal Fixa nº 74 Calouste Gulbenkian. Anos passados, e para responder às necessidades dos leitores, a Biblioteca é transferida para uma maior área do edifício da Câmara. Desde 2008, a Biblioteca Municipal de Machico conta com um espaço digno ao serviço de toda a comunidade no Edifício Fórum Machico.
Bibliotecas Biblioteca Municipal de Santa Cruz
Espaço integrado num conjunto de quintas que se construíram na Madeira no séc. XIX, a "Quinta do Revoredo" foi propriedade de uma família burguesa inglesa que a possuía como casa de campo. Em 1988 foi adquirida pela Câmara Municipal de Santa Cruz com o intuito de criar um polo cultural. Em 1993 foi inaugurada como Casa da Cultura de Santa Cruz, a primeira na Região Autónoma da Madeira.
Bibliotecas Biblioteca Municipal de Santana
Em 1997, o edifício da Câmara Municipal, foi alvo de um projeto de ampliação, da autoria do Arquiteto José Maurílio Teixeira Machado. A ampliação tratou-se de uma obra com cariz moderno que incluiu a construção do Salão Nobre e Biblioteca Municipal. Esta última a funcionar desde Janeiro de 2010, nas instalações da Casa da Cultura de Santana.
Bibliotecas Biblioteca Municipal de São Vicente
A Biblioteca Municipal de São Vicente é um serviço cultural da Câmara Municipal de São Vicente. Este serviço disponibiliza um acervo documental com o intuito de responder às necessidades de informação e formação à comunidade local e regional. O seu funcionamento rege-se pelas normas presentes no regulamento desta instituição.
Bibliotecas Biblioteca Municipal do Porto Santo
Em 1960, nascia no Porto Santo a 1ª biblioteca pública através de um protocolo da Câmara Municipal e a Fundação Calouste Gulbenkian. Nessa altura, o acervo era de 4 000 livros. A partir de 1982, a biblioteca passou a ter um horário completo. Hoje, possui um fundo documental constituído por livros, cassetes de vídeo, CD-Rom's, diários regionais. A coleção existente está em constante crescimento e tenta responder às necessidades do utilizador.
Bibliotecas Centro de Documentação Porta 33
A Porta 33 - Associação Quebra Costas Centro de Arte Contemporânea foi fundada no Funchal, em 1989. É uma associação cultural privada, sem fins lucrativos, declarada de Utilidade Pública conforme resolução do Conselho do Governo Regional da Madeira. Sendo uma instituição sem fins lucrativos a Porta 33 mantêm uma atividade lateral como galeria de arte, opção que permite estimular o colecionismo de arte contemporânea. A Porta 33 tem vindo a ser apoiada pelo Governo da Região Autónoma da Madeira e, pontualmente, pela Fundação-Luso Americana para o Desenvolvimento, pela Câmara Municipal do Funchal e por algumas Empresas sediadas na Região Autónoma da Madeira. De 1997 até 2004, a Porta 33 foi apoiada pelo Instituto de Arte Contemporânea/Ministério da Cultura.
Bibliotecas Centro de Informação e Documentação e Loja de Juventude
O teatro é um serviço público, de interesse nacional, uma expressão da realidade social e cultural dum povo, agente da sua transformação, que deve, como tal, ser estimulado. O centro de Informação e Documentação e Loja da Juventude do Funchal faz parte da Direção Regional de Juventude e Desporto, um organismo público de serviço simples tutelado pela Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos.
Bibliotecas TeatroTeca Fernando Augusto (Temporariamente fechado)
O teatro é um serviço público, de interesse nacional, uma expressão da realidade social e cultural dum povo, agente da sua transformação, que deve, como tal, ser estimulado. Assim, reconhecendo a necessidade de proporcionar instrumentos culturais de conhecimento do teatro à população da Região Autónoma da Madeira, numa perspetiva de prestação de serviços à comunidade, o Teatro Experimental do Funchal (TEF) | Companhia de Teatro, inaugurou, no dia 30 de Novembro de 2005, a Teatroteca Fernando Augusto, Biblioteca de Teatro. A biblioteca reúne o espólio que o TEF tem vindo a recolher ao longo dos anos e uma biblioteca de teatro do ator Élvio Camacho, com cerca de 1500 livros do acervo de Fernando Augusto, cedida por empréstimo ao TEF.
<Fevereiro>
domsegterquaquisexsáb
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728
 
Destaques

SmoothGallery is not installed on this website, you need to install it manually.

Visit this page to for download link and installation instructions.

Notícias

Conteúdos: DRC - Biblioteca Pública Regional