Search
Entrar
Serviço de Publicações » Feiras do Livro
 Ver notícia
Novo número da revista Islenha

19-01-2016 | DRC
“A Corte do Norte” em destaque
O novo número da Revista Islenha, (57), tem como tema principal de capa “A Corte do Norte”, o romance de Agustina Bessa Luís cuja ação decorre na Madeira e que atesta a relação que a Autora fez questão de manter com a ilha. Em “A Corte do Norte”, a autora tenta, reparar um silêncio da literatura nacional, em especial da fição literária, sobre o arquipélago e a ilha da Madeira. Maria do Céu Alves, docente da Universidade de Toulouse Le Mirail, releu este ainda pouco conhecido romance da autora e analisa a obra.
A Revista destaca ainda outro tema forte, um ensaio de Gorete Silva, que realiza uma abordagem histórica e política das ‘Eleições Legislativas de 26 de Outubro de 1969, na Madeira’, pondo a nu ‘as teses de mitificação do marcelismo e o eco que elas encontraram na conjuntura política de então’, demonstrando o importante papel que a oposição desenvolveu na mobilização dos democratas portugueses, num Portugal esgotado pela guerra colonial e pelos escassos recursos, humanos e outros.
Mas, outros temas são propostos aos leitores e assinantes, como os artigos sobre a Estrada Monumental, sobre o Centro Escolar Republicano Almirante Reis ou sobre Quirino Avelino de Jesus, a que se acrescentam as habituais rubricas ‘Leituras’ e ‘Publicações Recebidas’. Na capa e no Editorial, uma fotografia de Agustina no Funchal, de 19 de Maio de 1995, por Rui Camacho, mas cedida por Alberto de Oliveira Luís, marido da escritora.

Voltar