Search
Entrar

Get Adobe Flash player Install latest flash player if you can't see this gallery, or click here to see the html version.

Encontros Internacionais de Poesia
Encontros Internacionais de Poesia
 
Os Encontros Internacionais de Poesia pretendem revalorizar a poesia no actual contexto sociocultural, no âmbito da Sociedade da Informação e em plena Globalização alargada, infelizmente limitada na maior parte das vezes aos temas e assuntos geopolíticos e em especial económicos. O grande mercado em que se transformou o mundo não preenche, porém, a totalidade das nossas vidas.
Julgamos que a Poesia, como saber, bem como arte e estética, pode ser fundamental para a compreensão da interdependência a que os povos, as nações e as culturas estão hoje sujeitos, atendendo até ao risco ambiental a que nada ou ninguém escapam.
Acreditamos igualmente que a Poesia se configura sempre como um poderoso instrumento de conciliação e de maior compreensão do nosso lugar no mundo, quer como Natureza quer como Cultura.
 
É um imperialismo de gramáticos? O imperialismo dos gramáticos dura mais e vai mais fundo que o dos generais. É um imperialismo de poetas? Seja. A frase não é ridícula senão para quem defende o antigo imperialismo ridículo. O imperialismo de poetas dura e domina; o dos políticos passa e esquece, se o não lembrar o poeta que os cante. Dizemos Cromwell fez, Milton diz. E nos termos longínquos em que não houver já Inglaterra (porque a Inglaterra não tem a propriedade de ser eterna), não será Cromwell lembrado senão porque Milton a ele se refere num soneto. Com o fim da Inglaterra terá fim o que se pode supor a obra de Cromwell, ou aquela em que colaborou. Mas a poesia de Milton só terá fim quando o tiver o homem sobre a terra, ou a civilização inteira, e, mesmo então, quem sabe se terá fim.
 
Arquivo Pessoa
http://arquivopessoa.net/textos/3024
 
Destaques

Get Adobe Flash player Install latest flash player if you can't see this gallery, or click here to see the html version.

Notícias
 
 
Secretaria Regional do Turismo e Cultura / Direção Regional da Cultura