Search
Entrar

Get Adobe Flash player Install latest flash player if you can't see this gallery, or click here to see the html version.

Município da Cultura » Município da Cultura 2007
Município da Cultura 2007 - Ponta do Sol  Município da Cultura 2007 - Ponta do Sol

O Município da Ponta do Sol foi o primeiro município da Região Autónoma da Madeira a receber o projecto Município da Cultura.

Um ano que decorreu com grande dinâmica e propostas diversas para a população local e visitante, fruto de um programa centrado nas raízes pontasolenses, aliado às mais diversas manifestações artísticas.

A Ponta do Sol sempre manteve uma forte ligação com as suas tradições culturais e em nada se mostrou reticente a desenvolver um programa rico em actividades, numa estreita relação com as entidades culturais e comunidade locais.

Tendo quase sempre como palco principal, o Centro Cultural John Dos Passos, o Município da Cultura concretizou diversos espectáculos musicais, peças de teatro, performances de dança, exposições, visitas guiadas e um Prémio Literário em memória do escritor luso-descendente John Dos Passos.

A abertura oficial teve lugar no dia 27 de Janeiro de 2007, às 19h00, no Auditório do Centro Cultural John Dos Passos com um concerto da Orquestra de Bandolins da Madeira.

Seguiu-se uma vasta programação, a qual foi enriquecida pela forte participação da Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol, da Banda Municipal da Ponta do Sol, da Associação Cultural dos Canhas, do Grupo Coral e da Casa do Povo da Ponta do Sol.

Fica o registo de algumas das actividades mais significativas do Município da Cultura – Ponta do Sol 2007.

Homenagem ao Frei Francisco Macedo, que compreendeu uma exposição documental, uma conferência pelo Padre Manuel Pereira Gonçalves e um pequeno concerto com interpretação de peças compostas pelo Frei Francisco Macedo.

O CULTURBUS, o meio de transporte ao serviço da cultura, foi proposto e concretizado pelo Município da Cultura com o objetivo principal de proporcionar aos munícipes da Ponta do Sol e à população em geral, o acesso às iniciativas desenvolvidas no Município da Cultura, de um modo gratuito e personalizado. Esta iniciativa surgiu ainda no âmbito Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos – Para uma Sociedade Justa, (Decisão n.º
771/2006/CE do Parlamento Europeu e do Conselho de 17 de Maio de 2006).

Exposição sobre o Património da Ponta do Sol, uma iniciativa desenvolvida pela Direcção de Serviços de Património Cultural da DRAC, no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

Exposições sobre o músico pontasolense, Moisés Pita, uma homenagem concretizada pela Banda Municipal da Ponta do Sol.

O Frei Francisco Macedo foi também alvo de homenagem através de um exposição documental, uma conferência pelo Padre Manuel Pereira Gonçalves e um concerto com interpretação de peças compostas pelo homenageado.

Ao longo dos meses de Verão, o Município da Cultura desenvolveu uma série de concertos ao ar livre, designados por Noites de Verão – Sons do Mundo, palco por onde passaram diversos grupos locais e regionais. Durante o dia a praia da Ponta do Sol, proporcionou a todos os banhistas a Biblioteca de Verão, uma oportunidade de aliar o lazer à leitura.

Ficam ainda por referir diversas actividades que juntaram na Ponta do Sol entidades culturais externas, tais como Dançando com a Diferença, Companhia de Bailado Carlos Fernandes, a Companhia Teatro Novo do Brasil, Gabinete Coordenador de Educação Artística, Orfeão Madeirense, Grupo Cénico do Recreio Musical União da Mocidade, Grupo de Mímica e Teatro Oficina Versus da Divisão de Arte e Criatividade (DAC), da Direcção Regional da Educação Especial e Reabilitação, Associação de Folclore e Etnografia da Região Autónoma da Madeira

A encerrar o Município da Cultura – Ponta do Sol 2007, a Casa do Povo da Ponta do Sol apresentou o livro «Sabores da Ponta do Sol».

<junho>
domsegterquaquisexsáb
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
 
Destaques

Get Adobe Flash player Install latest flash player if you can't see this gallery, or click here to see the html version.

Notícias