Search
Entrar

Get Adobe Flash player Install latest flash player if you can't see this gallery, or click here to see the html version.

Património » DSPC
Património Cultural  Património Cultural
Informação Útil

Tutela:
Direção Regional dos Assuntos Culturais

Morada:
Rua dos Ferreiros, n.º 165
9004 - 520 Funchal
Telefone:
(351) 291 211 830
Fax:
(351) 291 230 341
E-mail: patrimonio.drac.srt@gov-madeira.pt
WebSite:

Horário de funcionamento:
De Segunda a Sexta-Feira das 9h00m às 12h30m e das 14h00m às 17h30m


A preservação do Património Cultural depende do valor que lhe é conferido pela sociedade que o possui. Na Região, cumpre à Direção Regional dos Assuntos Culturais promover a sua salvaguarda.
O conhecimento acumulado durante os quase seis séculos do povoamento do arquipélago identifica-se em inumeras manifestações culturais, hoje classificadas em múltiplas categorias, desde o património imaterial aos monumentos e à paisagem humanizada.
Constituindo um bem comum, o valor do Património Cultural não tem significado apenas para uma determinada comunidade, sendo significante por definição para toda a humanidade.
O desafio enorme que é a responsabilidade pela salvaguarda de um património diversificado (edificado, móvel, arqueológico e imaterial), advém da vivência diária que o faz ganhar um valor económico de uso importante, ao mesmo tempo que o expõe a ameaças constantes. Estas só podem ser combatidas pela via da educação e da formação, que conduzem à apreensão pela sociedade dos valores em causa.
A estratégia definida pela área de Património Cultural da DRAC, com o fim de promover a salvaguarda do Património Cultural, assenta em três vectores essenciais:

1 - A inventariação, o registo e o estudo - por forma a conhecer o património existente e a apoiar a valorização e a divulgação, procurando evitar o seu desaparecimento,
2- A intervenção (efectuada pelos técnicos da DRAC ou com o seu acompanhamento e execução de pareceres sobre projectos e intervenções externas) - de modo a defender a autenticidade e assim o valor intrínseco dos bens patrimoniais;
3 - A divulgação – tendo em vista potenciar o reconhecimento pela sociedade do património cultural, como fazendo parte imprescindível de qualquer processo de desenvolvimento e enquanto sujeito na melhoria da sua qualidade de vida.

 


Serviços Educativos

As novas gerações terão um papel determinante no futuro do património cultural, uma vez que a sua preservação depende do valor que lhe é atribuído pela sociedade que o possui. Aprender a gostar do património cultural desde a mais pequena idade é a melhor forma de conhecê-lo e de querer salvaguardá-lo, razão pela qual os jovens são o público estratégico nas acções de sensibilização; mas o processo é biunívoco, do ponto em que o património cultural contribui para a qualidade da formação das novas gerações.
O projecto dos serviços educativos “Património nas Escolas”, que tem vindo a ser desenvolvido, tem em vista promover a salvaguarda do património cultural da RAM.
No trabalho com o sistema educativo, procura-se evidenciar as potencialidades do Património Regional como um meio privilegiado de desenvolvimento do conhecimento adquirido pelos alunos durante a sua formação académica de base.

 

Biblioteca Especializada em Património Cultural

A área de Património Cultural da DRAC, vem dinamizando uma biblioteca especializada na área, no sentido de apoiar o trabalho realizado pelos técnicos e de disponibilizar informação aos estudantes e profissionais.
À possibilidade de consulta de temas diversos como a arquitectura, os azulejos, o mobiliário e a teoria do património (com um núcleo sobre o património regional) e de periódicos especializados, acresce a de consulta de dossiers de inventariação de imóveis, com investigação sobre edifícios classificados e inventariados.
A pesquisa de bibliografia pelos jovens é orientada pelo técnico dos serviços educativos e acompanhada pelos técnicos de cada área.

 

<setembro>
domsegterquaquisexsáb
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
 
Destaques

Get Adobe Flash player Install latest flash player if you can't see this gallery, or click here to see the html version.

Notícias

 

 
 
Secretaria Regional da Economia,Turismo e Cultura / Direção Regional da Cultura