Search
Entrar

Get Adobe Flash player Install latest flash player if you can't see this gallery, or click here to see the html version.

Património
Património Cultural  Património Cultural

O património cultural é a expressão específica de cada povo que ao longo dos séculos foi criando a sua identidade, fruto do tempo e do lugar e influenciado por viajantes de outras paragens, ao ritmo dos meios de transporte (das carruagens ao caminho de ferro, das caravelas ao barco a vapor), mas em que as condições do local (clima, topografia, materiais de construção disponíveis), as crenças e as religiões desempenharam um papel determinante em termos de adaptação e de evolução, tendo como consequência uma diversidade de formas e de materiais - diversidade que é hoje uma das qualidades mais fascinantes do património – hoje condicionada a evoluir com a mundialização da informação e o advento de uma cultura global.

A multiplicidade do património cultural define-se no seu universo territorial (dos monumentos à paisagem humanizada), na diversidade dos seus estados e significados (do imóvel ao imaterial, do erudito ao popular), conjugados com a dimensão temporal que lhe é conferida pela evolução da sociedade que o produz e que constantemente lhe adiciona valores e também pelo vida útil dos materiais.

Os valores patrimoniais são, sem dúvida, uma mais valia em relação ao futuro, por constituírem a base cultural em que a sociedade actual pode buscar inspiração para a construção do património de hoje.

Listagem dos imóveis classificados - Região Autónoma da Madeira

 

Mais informações:

Pesquisar Património Cultural

Pesquisar o Inventário do Património Arquitetónico

 


 

Campanha de conservação e restauro

A Direção de Serviços de Museus e Património Cultural, através do Atelier de Arte| Conservação | Restauro CALÇADA deu início a uma campanha de conservação e restauro de três pinturas: Santo Mártir em Adoração, pintura a óleo sobre madeira, do século XVII/XVIII?, uma pintura a óleo sobre tela representado a Virgem com o Menino Jesus e Santa Catarina de Alexandria, do século XVII/XVIII ?, pertencentes ao espólio do Museu Quinta das Cruzes. Ainda uma outra, Cristo a Caminho do Calvário, pintura a óleo sobre tela, século XVII? do coro-alto da Igreja e Convento de Santa Clara. Esta ação integra-se num projeto mais lato de conservação e restauro de bens móveis do nosso património com elevado valor artístico e histórico.

<maio>
domsegterquaquisexsáb
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31
 
Destaques

Get Adobe Flash player Install latest flash player if you can't see this gallery, or click here to see the html version.

Notícias