Search
Entrar

Get Adobe Flash player Install latest flash player if you can't see this gallery, or click here to see the html version.

Património
Património Cultural  Património Cultural

O património cultural é a expressão específica de cada povo que ao longo dos séculos foi criando a sua identidade, fruto do tempo e do lugar e influenciado por viajantes de outras paragens, ao ritmo dos meios de transporte (das carruagens ao caminho de ferro, das caravelas ao barco a vapor), mas em que as condições do local (clima, topografia, materiais de construção disponíveis), as crenças e as religiões desempenharam um papel determinante em termos de adaptação e de evolução, tendo como consequência uma diversidade de formas e de materiais - diversidade que é hoje uma das qualidades mais fascinantes do património – hoje condicionada a evoluir com a mundialização da informação e o advento de uma cultura global.

A multiplicidade do património cultural define-se no seu universo territorial (dos monumentos à paisagem humanizada), na diversidade dos seus estados e significados (do imóvel ao imaterial, do erudito ao popular), conjugados com a dimensão temporal que lhe é conferida pela evolução da sociedade que o produz e que constantemente lhe adiciona valores e também pelo vida útil dos materiais.

Os valores patrimoniais são, sem dúvida, uma mais valia em relação ao futuro, por constituírem a base cultural em que a sociedade actual pode buscar inspiração para a construção do património de hoje.

Listagem dos imóveis classificados - Região Autónoma da Madeira

 

Mais informações:

Pesquisar o Inventário do Património Arquitectónico

 


 

Campanha de conservação e restauro

A Direção de Serviços de Museus e Património Cultural, através do Atelier de Arte| Conservação | Restauro CALÇADA deu início a uma campanha de conservação e restauro de três pinturas: Santo Mártir em Adoração, pintura a óleo sobre madeira, do século XVII/XVIII?, uma pintura a óleo sobre tela representado a Virgem com o Menino Jesus e Santa Catarina de Alexandria, do século XVII/XVIII ?, pertencentes ao espólio do Museu Quinta das Cruzes. Ainda uma outra, Cristo a Caminho do Calvário, pintura a óleo sobre tela, século XVII? do coro-alto da Igreja e Convento de Santa Clara. Esta ação integra-se num projeto mais lato de conservação e restauro de bens móveis do nosso património com elevado valor artístico e histórico.

Destaques

Get Adobe Flash player Install latest flash player if you can't see this gallery, or click here to see the html version.

Notícias