Search
Login
Início

A Villa Passos

Dita a História que Manoel Joaquim Dos Passos nasceu na Ponta do Sol, no ano de 1812, tendo emigrado para os EUA em 1830, com apenas 18 anos de idade. Viveu em Baltimore e em Filadélfia e casou-se com Ann Cattell.
Entre uma prole numerosa contava-se John Randolph dos Passos (1844-1917), advogado, casado com Lucy Addison Sprigg (pais do internacionalmente conhecido escritor John Dos Passos).

A casa que acolhe o Centro Cultural John Dos Passos, construída no século XIX, foi propriedade de familiares do escritor. Posteriormente, foi sede da Junta de Freguesia da Ponta do Sol e da Biblioteca Municipal. Em 1996, no centenário do nascimento de John Dos Passos, nasceu o projecto, mas só em 2000 é que o Governo Regional da Madeira adquiriu a casa, então propriedade de Maria Amália Pitta Telles. Iniciaram-se as obras de restauro, mantendo, sempre que possível, a traça arquitectónica original. A 20 de Setembro de 2004, Sua Excelência o Senhor Presidente do Governo Regional da Madeira, Dr. Alberto João Jardim, inaugurava, então, o Centro Cultural John Dos Passos, contando com Lucy dos Passos Coggin, que, acompanhada do marido e da filha, estiveram presentes na homenagem ao seu pai, o afamado escritor John Dos Passos.

 
 
Copyright 2007 by My Website