Get Adobe Flash player Install latest flash player if you can't see this gallery, or click here to see the html version.

O Centro Cultural
Centro Cultural John dos Passos   Centro Cultural John dos Passos

A Villa Passos

Dita a História que Manoel Joaquim Dos Passos nasceu na Ponta do Sol, no ano de 1812, tendo emigrado para os EUA em 1830, com apenas 18 anos de idade. Viveu em Baltimore e em Filadélfia e casou-se com Ann Cattell.
Entre uma prole numerosa contava-se John Randolph dos Passos (1844-1917), advogado, casado com Lucy Addison Sprigg (pais do internacionalmente conhecido escritor John Dos Passos).

A casa que acolhe o Centro Cultural John Dos Passos, construída no século XIX, foi propriedade de familiares do escritor. Posteriormente, foi sede da Junta de Freguesia da Ponta do Sol e da Biblioteca Municipal. Em 1996, no centenário do nascimento de John Dos Passos, nasceu o projecto, mas só em 2000 é que o Governo Regional da Madeira adquiriu a casa, então propriedade de Maria Amália Pitta Telles. Iniciaram-se as obras de restauro, mantendo, sempre que possível, a traça arquitectónica original. A 20 de Setembro de 2004, Sua Excelência o Senhor Presidente do Governo Regional da Madeira, Dr. Alberto João Jardim, inaugurava, então, o Centro Cultural John Dos Passos, contando com Lucy dos Passos Coggin, que, acompanhada do marido e da filha, estiveram presentes na homenagem ao seu pai, o afamado escritor John Dos Passos.
O Centro Cultural John Dos Passos

Actualmente, o Centro Cultural John Dos Passos conta com espaços que acolhem exposições temporárias, uma sala de exposição permanente dedicada a John Dos Passos, dois espaços museológicos sempre visitáveis, uma sala de reservados, uma biblioteca que conta também com a extensa obra do autor e um auditório onde se desenvolvem as mais variadas actividades culturais.

As Actividades

Ao longo de todo o ano, o Centro Cultural John Dos Passos promove e acolhe actividades diversas ligadas à música, dança e teatro e ainda exposições de pintura e de fotografia, privilegiando artistas e coleccionadores do Concelho que, assim, dão a conhecer a sua arte.

No âmbito dos seminários e conferências, dá principal destaque ao Simpósio anual dedicado ao autor John Dos Passos, realiza o Ciclo de Conferências Personalidades da Ponta do Sol com apresentações trimestrais e, em parceria com o CEHA, recebe anualmente o Congresso de Mobilidades Humanas. 

Nas actividades orientadas pelos Serviços Educativos, privilegiam-se os encontros inter-geracionais, as sessões de cinema e as visitas guiadas e são realizadas actividades especificamente destinadas às crianças do Concelho, onde se dá especial destaque aos livros, à leitura e à Biblioteca John Dos Passos.

 
 
Copyright 2007 by My Website