Search
Entrar

Get Adobe Flash player Install latest flash player if you can't see this gallery, or click here to see the html version.

Entidades
Entidades Culturais  Entidades Culturais

Designamos por Entidades Culturais aquelas unidades dotadas de um mínimo de estrutura organizada e de princípios de gestão, cuja inserção social e actividade desenvolvida relevam do domínio da cultura e como tal são reconhecidas.
As entidades culturais da Madeira podem revestir carácter público ou privado, mas o que as caracteriza é a sua intervenção em domínios específicos da cultura regional, que podem ir da música à dança, do teatro ao artesanato, ou integrar domínios diversos para as suas iniciativas, que podem ir da investigação ou recriação da tradição às artes da contemporaneidade.
A Cultura da Região Autónoma de Madeira tem para com as diversas entidades culturais que operam nas ilhas da Madeira e do Porto Santo o reconhecimento de que são elas que contribuem de uma maneira especial e única, consoante a especificidade da sua acção, para a dinâmica da oferta cultural existente na sociedade madeirense, sendo igualmente um factor decisivo de afirmação externa da identidade histórico-cultural madeirense.
A presença das Entidades Culturais da Madeira no portal Madeira Cultura quer assegurar uma visibilidade maior às suas iniciativas, actividades, serviços e produtos, e bem assim, às múltiplas manifestações que contribuem de maneira decisiva para afirmar e divulgar a cultura regional junto das populações e dos turistas que nos visitam. 

 

Como criar uma Associação Cultural?

Se ambiciona avançar com a constituição de uma associação cultural mas não sabe o que fazer, este documento adianta todas as informações.

 

Utilidade Pública.

O que é?

São pessoas coletivas de utilidade pública as associações ou fundações que exerçam a sua atividade em exclusivo no território regional, cooperando com a administração regional autónoma, em termos de merecerem da parte desta o reconhecimento da utilidade pública.

Link: Mais informações.

 

Mecenato Cultural

O Decreto-Lei n.º 74/99, que aprova o Estatuto de Mecenato, foi revogado, tendo os incentivos fiscais à Cultura sido incorporados no Estatuto dos Benefícios Fiscais (Lei n.º 53-A/2006, de 29 de Dezembro). Para mais informações sugerimos a leitura da Lei n.º 53-A/2006, de 29 de Dezembro.

 

O que é um Contrato-Programa?

É um instrumento jurídico que tem por objecto a execução de um projecto ou conjunto de projectos de investimentos sectoriais ou plurissectoriais, envolvendo técnica e financeiramente uma ou mais Entidades Culturais e departamentos da administração regional na prossecução dos objectivos propostos.

 

Decreto Regulamentar Regional n. 11/2004/M 

Regulamenta o estatuto do dirigente cultural da Região Autónoma da Madeira, aprovado pelo Decreto Legislativo Regional n.º 22/2003/M, de 14 de Agosto.

 

Decreto Legislativo Regional n.º 22/2003/M

Estabelece o estatuto do dirigente cultural da Região Autónoma da Madeira. 

 

Secretaria Regional do Turismo e Cultura
Portaria n.º 79/2001

Aprova o regulamento de atribuição de apoio financeiro a projectos de interesse cultural.

 

Secretaria Regional do Turismo e Cultura
Portaria n.º 130/2006

Altera o regulamento de atribuição de apoio financeiro a projectos de interesse cultural, aprovado pela Portaria n.º 79/2001, de 17 de Julho. 

 

Download de formulários de inscrição a dirigente ou entidade associativa cultural:

Formulário a ser entregue:

Direcção Regional da Cultura
Rua dos Ferreiros, n.º 165
9004-520 Funchal

 

<Fevereiro>
domsegterquaquisexsáb
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728
 
Destaques

Get Adobe Flash player Install latest flash player if you can't see this gallery, or click here to see the html version.

Notícias
 
 
Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura / Direção Regional da Cultura