Search
Entrar

Get Adobe Flash player Install latest flash player if you can't see this gallery, or click here to see the html version.

600 anos da descoberta do Arquipélago da Madeira
Comemorações dos 600 anos do Descobrimento das Ilhas da Madeira e do Porto Santo   Comemorações dos 600 anos do Descobrimento das Ilhas da Madeira e do Porto Santo

 

 

 
 
 
Mensagem do Presidente da Comissão Executiva
 
 
Assim, fomos abrindo aqueles mares
Que geração alguma não abriu
As novas ilhas vendo e os novos ares
Que o generoso Henrique descobriu
 
                                                                            Lusíadas, Canto V, Luís de Camões
 
 
Decorrerão até 2020 as Comemorações dos 600 anos do Descobrimento da Madeira (1419) e do Porto Santo (1418).
 
São os madeirenses e os porto-santenses os actuais depositários da força, da vontade, da coragem, do espírito de aventura, da crença e da fé que enformaram o carácter e moldaram a “rija tempera” dos navegadores e dos povoadores que nos “acharam” e desbravaram as ilhas que somos, e foram, nestes 600 anos, e continuarão a ser, para sempre, a “NOSSA TERRA”!
 
Terra que, mercê da capacidade que herdámos desses nossos gloriosos antepassados, soubemos levar ao Mundo, neste constante partir, ficando e ficar, partindo, que nos caracteriza e identifica, tanto aqui como na diáspora.
 
Foi assim que continuámos a História da Expansão Marítima, que aqui começou, e que sem o nosso contributo não teria ganho a dimensão universal, que fez dela a primeira globalização. Por isso, compete-nos, enquanto Região, empenharmo-nos nestas “Comemorações”, a que queremos assegurar a maior abrangência colectiva, a dignidade e projeção, não apenas regional, mas também nacional e internacional, que 600 anos de História nos impõem.
 
Sabemos contar com o empenho da Assembleia Legislativa, do Governo Regional, dos Municípios, das Freguesias, das Forças Armadas e das Forças de Segurança, bem como de todas as instituições públicas.
 
Contamos com todos, e em especial com os jovens e as escolas, de todos os graus de ensino, com os agentes culturais, com a sociedade civil em geral, as suas organizações e os diferentes sectores da nossa actividade económica, com os nossos artistas, com a gente do desporto, bem como com a comunicação social, sem a qual não é possível assegurar sucesso ao conjunto de eventos que queremos levar a cabo, preservando a nossa memória colectiva.
 
Estas comemorações têm de ser, também, um estímulo para todos esses sectores, e muito em especial para o turismo e para a cultura.
Contamos ainda com a esclarecida colaboração do Conselho Consultivo das Comemorações e do seu Presidente.
 
Este deve ser, igualmente, um tempo de reflexão e de reencontro com as nossas raízes, que nos permita retirar destes 600 anos de História, uma nova perspectiva sólida para um futuro com mais e melhor Autonomia, garantindo às novas gerações, apesar dos grandes desafios que se lhes colocam, um amanhã de progresso e de esperança.
 
Temos de estar à altura da Comissão de Honra a que Sua Excelência o Senhor Presidente da República se dignou presidir, inspirando-nos, no “talent de bien faire”, que constituiu a divisa do Infante, a quem se deve a Descoberta da Madeira e do Porto Santo, cujos 600 anos agora comemoramos.
 
 
O Presidente da Comissão Executiva
 
Guilherme Silva
 
 

 
Comissão Executiva
 
Integra o Presidente e cinco membros, com funções de elaboração, planificação, calendarização, acompanhamento e monitorização do Programa Comemorativo dos 600 anos do Descobrimento das Ilhas.
 
São membros da Comissão Executiva:
 
Presidente:
Guilherme Henrique Valente Rodrigues da Silva, Advogado
 
Vogais:
Maria do Carmo Garcês Teixeira de Aguiar Fontes, Técnica Especialista do Gabinete da Secretária Regional do Turismo e Cultura
Maria Teresa Freitas Brazão, Diretora Regional da Cultura
Dorita Mendonça, Diretora Regional do Turismo
Natércia Xavier, Adjunta da Secretária Regional do Turismo e Cultura
Roberto João Freitas Santa Clara Gomes, Diretor Executivo da Associação de Promoção da Madeira
 

Mais informações em:

<abril>
domsegterquaquisexsáb
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930
 
Destaques

Get Adobe Flash player Install latest flash player if you can't see this gallery, or click here to see the html version.

 

Conteúdos: Direção Regional da Cultura