Search
Entrar
Museus » Museu da Electricidade - Casa da Luz
Informação Útil
Tutela: 
Empresa de Electricidade da Madeira

Morada: 
Rua da Casa da Luz n.º 2
9050-029 Funchal
Telefone: 
(351) 291 211 480
Fax: 
(351)291 23 33 24
E-mail: 
Website

Horário:
Aberto de Terça a Sábado das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00
Encerrado às Segundas-feiras, Domingos e Feriados.

Ingressos:
Normal 2,70 €
Crianças até 12 anos, Estudantes e Reformados 1,35 € Gratuito crianças até 12 anos

O Museu de Electricidade “Casa da Luz”, é um Museu de Empresa, (EEM- Empresa de Electricidade da Madeira), que está instalado no espaço da antiga Central Térmica do Funchal, inaugurada em 1897, a então Madeira Electric Lighting Company Limited, primeira concessionária de eletricidade da Madeira.

Após várias alterações, em 1949, irão surgir os Serviços Municipalizados de Eletricidade, passando-se pela primeira vez para uma entidade pública um setor estratégico. Em 1974 será criada a empresa pública (EEM), responsável pela produção transporte e distribuição de energia elétrica no Arquipélago da Madeira. A Central Térmica do Funchal só foi definitivamente desativada em 1989, tendo acolhido desde então o Museu de Electricidade-”Casa da Luz”.

Museu apresenta uma exposição sobre várias áreas temáticas. Uma primeira, mostra vários tipos de iluminação utilizados na Cidade do Funchal e seu respetivo mobiliário urbano, desde os primeiros exemplares de lamparinas de azeite até aos candeeiros da atualidade, sob o título “Luzes do Funchal”.

Uma segunda área temática apresenta-nos um historial evolutivo, da eletrificação no arquipélago, sob o título “Um século de Electricidade”, com a presença de maquinaria diversa, com as duas principais formas de produção de energia elétrica: a térmica e a hidráulica. Procedeu-se ainda à instalação, no local de exposição denominado segunda nave, de um posto de transformação e a sua ligação a um poste de eletricidade. Este espaço foi ainda completado com maquetas de várias centrais elétricas, e ainda de redes elétricas urbanas e rurais, assim como uma carta oro-hidrográfica tridimensional que sintetiza o esforço gradual de eletrificação do arquipélago.

Uma terceira zona apresenta-nos com sentido didático a exposição “fontes de energia”, primárias e renováveis, sobre energia eólica e solar, assim como uma área dedicada à ciência e à tecnologia, dotada de equipamentos interativos e software multimédia. Neste espaço dispõe-se de computadores com software adequado ao tema, (capacete de realidade virtual), bola de plasma, (gaiola de Faraday), fibra ótica e quiosque de multimédia, onde se pode explorar o CD-rom do Museu. Este possui uma zona de exposições temporárias, um centro de documentação, auditório, loja e uma cafetaria. Está ainda preparado com todas as normas de segurança e de circulação de visitantes com deficiência.

O museu encontra-se sedeado nas adaptadas instalações da antiga Central Térmica do Funchal, inaugurada em 1870.Foi nesse sentido que, a 24 de novembro de 1997, em celebração do centenário da introdução da energia elétrica na RAM, a EEM inaugurou o Museu Casa da Luz.

Educação
Tem serviço educativo para o público escolar.
Loja
Cd-rom sobre o Sítio e o Museu, Publicações sobre a História do Museu, dossiers pedagógico, Catálogos.
<novembro>
domsegterquaquisexsáb
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
 
Destaques

Get Adobe Flash player Install latest flash player if you can't see this gallery, or click here to see the html version.

Notícias

 

Conteúdos: Direção Regional da Cultura

 
 
Secretaria Regional do Turismo e Cultura / Direção Regional da Cultura