Search
Entrar
Museus » Núcleo Arqueológico Junta de Freguesia de Machico
Informação Útil
Tutela: 
Junta de Freguesia de Machico

Morada: 
Travessa do Mercado nº 13
9200-097 Machico
Telefone/Telemóvel:
291 965 648/ 961 329 419
Fax: 
(351) 291 965 976
E-mail: 
Website: 

Horário:
Aberto de Segunda a Sexta-feira das 09:00h às 12:30h e das 14:00h às 17:30h
Encerrado aos Sábados, Domingos e Feriados

Ingressos:
Entrada Livre.

Este Espólio pode ser visitado no 1º andar do edifício da Junta de Freguesia de Machico. Entre 2005 e 2006 fizeram-se escavações no logradouro da Junta de Freguesia de Machico, sob a responsabilidade do Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Machico. Os trabalhos puseram à vista um conjunto de objetos da época dos Descobrimentos em Machico. Salienta-se, entre outros, um belo exemplar de uma jóia de cobre dourado do século XV, com uma decoração arrojada a lembrar o gosto tardo-gótico português.

Encontrou-se, também, um numeroso conjunto de moedas de cobre (ceitis), dos reinados de D. Afonso V e D. Manuel I (séculos XV e XVI). Do ponto de vista do conhecimento arqueológico, trata-se um achado invulgar - sobretudo pela quantidade exumada (22 moedas) - numa área muito reduzida (2 m2) de escavação. O achado monetário pode revelar um certo “riquismo” e ostentação que existia na sede da Capitania de Machico na segunda metade do século XV, numa altura de ensaio e comercialização do açúcar e de chegada de mercadorias oriundas da Europa e do Oriente.

Destaques

Get Adobe Flash player Install latest flash player if you can't see this gallery, or click here to see the html version.

Notícias

 

Conteúdos: Direção Regional da Cultura

 
 
Secretaria Regional do Turismo e Cultura / Direção Regional da Cultura