Search
Entrar
Museus » Núcleo Histórico de Santo Amaro
Informação Útil
Tutela: 
Direção Regional da Cultura

Morada: 
Caminho de Santo Amaro
Funchal
Encontra-se em fase de projeto.



O Núcleo Histórico de Santo Amaro- Torre do Capitão, é constituído por um grupo de edifícios representativos dos séculos XV a XVII nomeadamente a Torre do Capitão, a Capela de Santo Amaro , a Casa dos Romeiros e o novo edifício construído.

A Torre do Capitão é o elemento arquitetónico mais expressivo por se tratar da mais antiga edificação de caráter militar existente na ilha da Madeira apresentando traços medievais da sua traça primitiva. A torre é simultaneamente a mais antiga edificação em alvenaria feita por europeus fora da Europa, a de portugueses no espaço Atlântico e o da Madeira. Foi submetida, esta construção, a grandes intervenções arquitetónicas.

É a capela de Santo Amaro a mais antiga desta paróquia e também uma das mais antigas de toda a diocese. É das poucas igrejas e capelas edificadas no século XV, que ainda restam nesta ilha, embora a construção primitiva tenha sofrido profundas modificações no decorrer dos séculos e alvo de um incêndio em 1989 que deflagrou todo o seu recheio.
A recuperação da antiga funcionalidade da Capela de Santo Amaro é contemplada no projeto.

A casa dos romeiros deverá ser de construção antiga, associada à devoção de Santo Amaro, foi outrora o centro de populosa romaria, local onde afluíam pessoas de diversas freguesias nas celebrações anuais do orago.Foram feitas obras de restauro nesta casa no sentido de se converter na receção/portaria e loja do núcleo Histórico

Área de Exposição / Edifício Construído – Novo edifício com duas áreas distintas: área funcional e de serviços e área de exposição.

<novembro>
domsegterquaquisexsáb
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
 
Destaques

Get Adobe Flash player Install latest flash player if you can't see this gallery, or click here to see the html version.

Notícias

 

Conteúdos: Direção Regional da Cultura

 
 
Secretaria Regional do Turismo e Cultura / Direção Regional da Cultura