Search
Entrar
Museus » Palácio de São Lourenço
Informação Útil
Residência Oficial do Representante da República

Morada: 
Avenida Zarco - Funchal
9001-902 Funchal
Telefone: 
(351) 291 202 530
Fax: 
(351) 291 234 626
E-mail: 
Website: 

Horário de funcionamento/Visitas guiadas:
O Museu Militar que funciona no Palácio de São Lourenço, pode ser visitado no seguinte horário: Segunda a Sexta: 10h00 às 12h00; das 14h00 às 17h00; Sábados: 10h00 às 12h00; Encerrado ao domingo e feriados.
Visitas guiadas ao Palácio de São Lourenço: Segunda às 12h30; terça e quarta às 10h00; quinta às 10h00 e 12h30 e sexta às 15h00
Visitas livres ou orientadas, noutros dias ou horas, requerem marcação prévia até dois dias de antecedência
telf.: 291 202 530 ou de email: gabrr.palacio@netmadeira.com Encerrado ao domingo e feriados.

Ingressos:
Entrada livre.

Por uma determinação de D. Manuel I, Rei de Portugal, foi decidida a construção de uma fortaleza em 1513. Dessa época, ou das décadas seguintes, é ainda hoje bem visível o torreão nascente, com as armas reais, esfera armilar e cruz de Cristo. As obras foram encomendadas a João Cáceres, depois ampliadas por intervenções durante o reinado de D. João III e depois da investida dos corsários franceses, em 1566.
Durante o período Filipino, foram ainda introduzidas importantes alterações, com a construção de novos baluartes da responsabilidade de Mateus Fernandes e Jerónimo Jorge.
Por várias condicionantes e sucessivas alterações foi-se transformando a Fortaleza de São Lourenço em Palácio dos Governadores da Madeira, plenamente assumido só no século XVIII
A divisão administrativa dos poderes, Civil e Militar, em 1836, provocou uma divisão na ocupação física do palácio. A área leste, antes à responsabilidade do Governador Militar, encontra-se sob a tutela do Comando da Zona Militar da Madeira. A área oeste, correspondendo às principais dependências e salas nobres, antes próximas ao Governador Civil, estiveram desde 1976 ligadas ao Ministro da República para a Madeira e a partir de 2004 ao Representante da República na Região Autónoma da Madeira, e sua residência oficial. Estas salas apresentam um conjunto decorativo, constituído por artes decorativas, portuguesas e europeias, provindas, quer do fundo antigo do próprio Palácio, quer por transferências de Palácios Nacionais, dos séculos XVII, XVIII e XIX. Refira-se, por exemplo, a presença de uma série excecional de mobiliário francês em estilo “Boulle”, provindo do Palácio Real da Ajuda em Lisboa. Interessante é a galeria de retratos reais, como D. João V e D. José. Pode ainda destacar-se o retrato de D. João VI, pintado por Joaquim Leonardo da Rocha, que desenvolveu grande atividade na Madeira.

O Palácio de São Lourenço possui serviços educativos para apoio técnico a visitas.

Na área militar, que pertence ao Comando Operacional da Zona Militar da Madeira, encontra-se instalado, numa pequena dependência, um núcleo histórico-museológico, onde se apresenta um historial da construção inicial e alterações na Fortaleza-Palácio de São Lourenço. São também referidos vários aspetos da História Militar da Ilha da Madeira.

Destaques

Get Adobe Flash player Install latest flash player if you can't see this gallery, or click here to see the html version.

Notícias

 

Conteúdos: Direção Regional da Cultura

 
 
Secretaria Regional do Turismo e Cultura / Direção Regional da Cultura