banner jóias

English Version

  Search  

 Login 

  Mapa
 
  Destaques

 

 UNIVERSO DE MEMÓRIAS 

 JOÃO CARLOS ABREU 

             

 

 

  Projectos Minimize

Projecto Appaloosa - 2007/2008

Criado em Setembro de 2007, o Projecto Appaloosa teve por principal objectivo a pintura de um cavalo, em tamanho real e em fibra de vidro, por doze artistas residentes na Madeira durante doze meses – Setembro 2007 a Setembro 2008. Cada artista recriou, no cavalo, uma das colecções doadas por João Carlos Abreu, culminando numa obra de arte colectiva que vai de encontro à filosofia do "Universo de Memórias João Carlos Abreu". A selecção dos artistas ficou a critério da instituição. A escolha dos meses de trabalho bem como as colecções representadas foram sorteadas em reunião entre os artistas e a organização do projecto.

O nome Appaloosa foi escolhido pelo paralelismo existente entre a pelagem pintada pela mãe natureza dos Cavalos Appaloosa e a pelagem pintada, pelos artistas seleccionados, no cavalo de fibra de vidro da colecção do "Universo de Memórias João Carlos Abreu".

Neste cavalo podemos encontrar arte figurativa, abstracta e conceptual, e apesar do tema "imposto", cada artista interpertou-o à sua maneira, sem nunca descurar do seu estilo.

Planificação da intervenção artística

Artistas

Meses

Colecções

Lucilina

 Setembro

 Livros

Carla Cabral

 Outubro

 Instrumentos musicais

Ricardo Barbeito

 Novembro

 Gravatas

Alice Sousa

 Dezembro

 Jóias

Paulo Sérgio BEJu

 Janeiro

 Relógios de bolso

Rute Pereira

 Fevereiro

 Máscaras

Graça Berimbau

 Março

 Pastores napolitanos

Domingas Pita

 Abril

 Chávenas

Gil Nuno

 Maio

 Borboletas

Martinho

 Junho

 Bules e cafeteiras

Marcos Milewsky

 Julho

 Colheres

Teresa Jardim

 Agosto

 Patos

Get Adobe Flash player Install latest flash player if you can't see this gallery, or click here to see the html version.

Thursday, May 28, 2020